O planejamento previdenciário é um serviço de organização e de preparação pré-aposentadoria que visa garantir que o trabalhador se aposente de forma mais rápida e recebendo o melhor benefício possível. Assim, toda a analise dos vínculos do funcionário será analisado, não importando se este funcionário está sob o Regime CLT ou através de um Estatuto, como um servidor público, por exemplo.
Todo contribuinte do INSS (RGPS) ou do Regime Próprio de Previdência Social (Servidores Públicos).
O planejamento previdenciário oferece uma vantagem relevante quando se trata dessas dúvidas e questionamentos ocasionados em razão das constantes tentativas e efetivas mudanças na legislação, já que permite ao trabalhador se aposentar no momento certo.
Por meio do planejamento, você evita o prejuízo de se aposentar depois do tempo, reduzindo possíveis perdas de contribuições pagas sem necessidade. E também o prejuízo de se aposentar antes do tempo, evitando o protocolo de pedidos no INSS sem ter atingido o prazo exigido em lei.
Outra vantagem importante atrelada ao planejamento previdenciário é a garantia de contribuir com o valor correto.
Por fim, a terceira vantagem é a garantia de receber o melhor benefício possível.
Por meio do planejamento previdenciário, é possível avaliar cada caso com mais atenção, coletando os dados e documentos do período em que o trabalhador esteve ativo.
Além de verificar qual é o melhor tipo de aposentadoria que pode ser aplicado para o seu caso, ainda mais agora com a vigência da Reforma da Previdência.
Esse tipo de análise minuciosa só pode ser feita com um estudo realizado por um profissional com conhecimento aprofundado sobre a legislação e sobre os processos burocráticos junto ao INSS e, se for o caso, o profissional também deve ser especializado no âmbito do Regime Próprio de Previdência, com relação aos Servidores Públicos, sejam estes, federais, estaduais ou municipais.
Mesmo não sendo da cultura do nosso povo, ter um planejamento previdenciário acaba por resolver muitas notícias falsas que são transmitidas atualmente, isto porque, mesmo que a pessoa ainda seja nova, estar ciente dos documentos, dos requisitos de tempo e recolhimento, acabam por gerar um conforto e tranquilidade lá na frente.
Importante destacar, que a ajuda no Planejamento previdenciário é válida para todas as pessoas contribuintes do INSS, ou Servidores Públicos vinculados ao seu Regime Próprio de Previdência Social. O planejamento acaba por facilitar o entendimento sobre os direitos na aposentadoria, sejam os contrinuintes próximos de se aposentar ou os mais jovens que querem saber dos requisitos e dos meios corretos de aposentadoria, como já mencionado acima.
Possibilidade de aposentadoria mais alta, conhecimento do valor da contribuição, além de saber o período correto para pedir o benefício. Essas são uma das vantagens de adquirir um planejamento previdenciário.
Não planejar a aposentadoria continua sendo um erro de muitos trabalhadores. A reforma da previdência, com vigência a partir de 13 de novembro de 2019, também resultou na incerteza do melhor momento para se aposentar, isso porque diversas regras são desconhecidas por muitos cidadãos.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acumula, neste início de 2021, cerca de 1,7 milhão de pedidos de benefícios a serem analisados, sendo que 498 mil destes processos estão em exigência, aguardando alguma documentação do segurado para que o órgão possa concluir o procedimento. Estes dados, mais uma vez apontam para o resultado da baixa informação correta, quiça, quando a maioria dos cidadãos consegue obter este tipo de informação, que seria muito esclarecedora e de grande ajuda na educação sobre os direitos que são assegurados aos contribuintes.
Diante de um processo burocrático e complexo a ajuda de um profissional é essencial para dar andamento no planejamento previdenciário. Para que essa tarefa seja executada com sucesso será necessário o auxílio de um advogado especialista em Direito Previdenciário, tanto no âmbito do Regime Geral de Previdência Social, e, se for o caso, o advogado também deve ser especializado no âmbito do Regime Próprio de Previdência, com relação aos Servidores Públicos, sejam estes, federais, estaduais ou municipais.
Por fim, salientamos a importância de você, leitor, se informar por fontes confiáveis e seguras, pois com as mudanças ocorridas em relação as aposentadorias e à reforma da Previdência, o esclarecimento e o trabalho realizado por um profissional capacitado fará toda a diferença em seu futuro.
Advogado pós graduando em Direito Médico e da saúde pela PUC-PR, possuindo 7 anos de experiência nos ramos; Servidores Públicos, com ênfase em Direito Médico e Hospitalar; Previdência no Regime Próprio dos Servidores Públicos e ações em face dos estados e municípios à regularização de verbas aos profissionais da saúde.
Advogada especializada em Direito Civil; Direito Previdenciário no Regime RGPS e RPPS. Atua no ramo de aposentadorias e benefícios previdenciários no regime RGPS e RPPS; como também, atua na defesa dos direitos dos Servidores Públicos e no Direito Médico e Hospitalar.
Você sera atendido por um especialista em Direito Previdenciário.